Criar um Site Grátis Fantástico
saúde no município de Teófilo Otoni
saúde no município de Teófilo Otoni

Saúde em Teófilo Otoni

        

         Teófilo Otoni constitui um pólo da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri no que diz respeito a serviços de saúde, pois possui unidades de atendimento capacitadas para determinados casos, estrutura em suas localidades para tratamentos especiais como hemodiálise.

         O sistema de saúde em Teófilo Otoni possui estruturas ligadas aos atendimentos específicos como: um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que possui equipamentos para exercer a função de tratamento pré-hospitalar, 382 funcionários, uma zona de atuação de 22 cidades pelo Estado com um gasto de aproximadamente 7 milhões para sua implantação sendo que, em Teófilo Otoni, o terreno foi doado pela prefeitura. Uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação, hospitais que utilizam o Sistema único de Saúde (SUS) como o hospital Santa Rosália (este, porém trabalha com convênios dando como exemplo: UNIMED, IPSEMG, PM, CEMIG, COPASA) e o Pronto-Socorro que trabalha com casos de emergências. O hospital Philadélfia, especializado em tratamentos renais (hemodiálise, exames de rotina, ultrassonografia), o hospital São Vicente que funciona com aparelhos e instalações para diagnóstico do câncer e encaminhamento, junto à prefeitura por intermédio de uma assistente social, para tratamentos agendados em Governador Valadares e Belo Horizonte com ajuda de custo da passagem e estadia durante o tratamento.

            Teófilo Otoni conta com o PSF (Programa Saúde da Família) sendo uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes. Na manutenção da saúde desta comunidade e monitoramento do PMAQ, sendo o mesmo um projeto de melhoria da atenção básica que tem por objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente. Além de postos de saúde localizados em diversos bairros do município onde são realizados trabalhos de prevenção, vacinação de determinadas doenças como poliomielite e H1N1(gripe A) administradas em crianças, gestantes, idosos e profissionais ligados à saúde (grupo de risco) além de realizar trabalhos de prevenção em relação a doenças comuns no município que são: dengue, hipertensão e diabetes.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto tem como partida, modificar alguns pontos da secretaria de saúde, qualificando melhor cada cargo.

Motivo explícito ao chegar à administração da secretaria de saúde, desordem, falta de interesse para atender às necessidades dos quais precisa de atendimento além de pouco rendimento.

Quando não há uma base e uma boa estrutura não haverá uma produção de qualidade, há pontos que compõem a secretaria de saúde,que precisam melhorar, o setor de administração da saúde esta instalado em um galpão antigo que foi construído no inicio do século passado, que já foi utilizado para armazenar café na época em que Teófilo Otoni participava da MINAS + Além do mais, o desprezo com aquilo que é do trabalho diário dos funcionários da secretaria de saúde esta explicita nas caixas que suportam baixas temperaturas para transporte de órgãos ou vacinas ao retornar das proximidades rurais repletas de frutas.

 

 

  1. 1.    Melhoria e acesso de atendimento com qualidade

1.1.  Qualificando melhor cada cargo e pensar melhor ao conceber o cargo de secretaria de saúde, será a primeira meta a ser cumprida. Pois se existe um líder mais capacitado a sua tropa também será melhor.

1.2.  Melhorando a estrutura dos locais que compõe a secretaria de saúde, se necessário construir ou demolir construções antigas que esteja oferecendo algum risco à população. Caso a população requisite mudar de local por estar muito longe ou difícil acesso, será mudado.

1.3.  Divulgando sistema de ouvidoria para que a população possa fazer suas reclamações e elogios. Aqueles locais com vários pontos negativos que a população detectou e reclamou, serão removidos imediatamente os funcionários que não souberem proceder corretamente.

  1. 2.    Campanhas de vacinação

2.1.  Será mais bem divulgada cada campanha, prevenindo nossa população de doenças.

2.2.  Cadastramento de todos que utilizam os meios de saúde do município e a cada campanha que a pessoa não comparecer estaremos enviando uma equipe para poder vacinar e proteger de tais doenças.

2.3.  Diminuindo então às doenças, também estará diminuindo o número de mortos e aumentando a qualidade de vida de nossa população.

  1. 3.    Doenças

3.1.  Mensalmente será feito o levantamento das doenças mais comuns no município, quais locais ela mais afeta, seus níveis de evolução em cada caso, dando atenção máxima para dizimar a doença.

3.2.  Após seis (6) meses de pesquisa sobre quais doenças mais afetam o município, ocorrerá uma grande campanha de combate contra as mesmas com o intuito de dizimá-las.

 

 

  1. 4.    Campanhas de prevenção.

4.1.  Campanhas para ensinar à população de como se prevenir das doenças mais comuns e as que podem afetá-las, haverá durante todo o ano, propagandas diferentes feitas diariamente. Assim as pessoas poderão saber o melhor modo de prevenção, também possuirá equipes, as quais se deslocarão mensalmente às casas avisando a época em que determinadas doenças se manifestam para que saibam efetuar o combate das mesmas antes mesmo de se manifestarem.

  1. 5.    Recursos.

5.1.  Os recursos destinados a área da saúde serão distribuídos corretamente, de acordo as áreas de atuação desses investimentos, sem desvios, ou algum tipo ilegal de ação que possua o intuito de beneficiar algo ou alguém. E tudo será mostrado à comunidade através da melhoria em todo o setor da saúde em que todos se beneficiarão e da publicação de todo o orçamento.

  1. 6.    Parcerias

6.1.  Conseguindo parcerias com mais hospitais e clínicas, aumentando a qualidade de atendimento e fornecendo mais tratamentos que a rede pública não possui, com isso atendendo a todas as necessidades que nosso município possui.