Criar uma Loja Virtual Grátis
turismo
turismo

Turismo em Teófilo Otoni

 

Toda cidade possui o seu potencial turístico tanto ambiental como de negócios e eventos e isso não é diferente no município de Teófilo Otoni, por mais que ele não seja divulgado e amplamente reconhecido pela população.

O território apresenta pontos de forte potencial turístico histórico devido aos diversos colonizadores que aqui se instalaram: alemães, italianos, belgas, portugueses, libaneses e dentre outros. Durante o período em que esses povos se encontravam pelo município, deixaram traços da sua cultura em pontos diversos do mesmo deixando uma herança histórica para o território . Além desse fator, o município possui locais de eventos e negócios que atuam como atrativos auxiliando-o a receber pessoas de várias localidades.

Teófilo Otoni conta com localidades que denotam o estilo gótico da arquitetura alemã do século XIX e XX dando como exemplo a Catedral da Imaculada Conceição (igreja matriz), a Igreja Bom Jesus e a Igreja Luterana e Martin Luther. Seguindo esse estilo, colocam-se em traços coloniais localidades como: a Câmara Municipal (inaugurada em 1906), o prédio da CEMIG que era o antigo Ginásio Mineiro e conserva os mesmos traços datados de sua inauguração em 1928, o prédio da Casa Martiniano construído no ano de 1914, este imóvel se encontra em excelente estado de conservação e está situado na Rua Epaminondas Otoni, 445. Outros locais como a praça germânica que constitui no maior cartão postal do município, a Maria Fumaça, locomotiva a vapor “Poxixá” que realizou diversas viagens na estrada de ferro Bahia - Minas e a Fonte Luminosa que com sua particularidade em exibir sons simultaneamente com movimentos de jatos de água, constitui também o mais importante conjunto arquitetônico da cidade. Na área de eventos e negócios, vale destacar o Mercado Municipal que conta com produtos regionais. O Parque de Exposições Antônio Corrêa Marques, popularmente conhecido como Pampulhinha são exibidos eventos de várias localidades do Brasil para o município de Teófilo Otoni a Coreto que serve de palco para manifestações públicas na Praça Tiradentes. Locais onde ocorreram fatos que ficarão cravados na história do território como o prédio da caixa d’água, que edificado no morro da COPASA, ocorreu a primeira distribuição de líquido na cidade.

Outro grande evento que ocorre anualmente na cidade de Teófilo Otoni, é a FIPP (Feira Internacional de Pedras Preciosas), tipo de turismo de eventos e negócios, gerando uma grande circulação de turistas, vindos de várias regiões. Além do lucrativo negócio com a venda das gemas, atraindo investidores, consumidores, o numero de curiosos vindos de todas as regiões do Brasil e de diversas partes do mundo a fim de conhecer a imensa variedade de pedras preciosas que são extraídas e lapidadas na região também é considerável.

A cidade possui diversos pontos onde podem ser realizados turismos de eventos, espaços como: Automóvel Clube, Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL) Cine Teatro Vitória, pontos que são capazes de atrair grandes número de investimentos e pessoas.

 

 

 

 Plano de melhorias

 

Ao realizar uma análise detalhada da situação do turismo em Teófilo Otoni, pode-se chegar aos seguintes resultados: o município não possui um programa de divulgação dos pontos que possuem atrativos turísticos, não há um planejamento correto para estruturação do turismo em Teófilo Otoni. Além desses fatores, o município não conta com um número adequado de agências de receptividade de turistas que procuram eventos como a FIPP (Feira Internacional de Pedras Preciosas) e pontos históricos como a Maria Fumaça, detonando assim um completo descaso para com a herança cultural que os mesmos representam para Teófilo Otoni.

Para que a situação vigente seja alterada, é necessário um programa estruturador que possa abranger toda a sociedade do município. Seu conteúdo consiste em:

  • Fiscalização completa dos edifícios históricos com o objetivo de analisar seu estado de conservação e caso necessário, encaminhar projetos de restauração dos mesmos;
  • Elaboração de cartilhas, folders e cartazes que possam ser distribuídos por meio de campanhas à sociedade instruindo-a sobre a existência desses pontos e sua herança cultural para o município agindo respectivamente como divulgação dos locais;
  • Parcerias com entidades privadas e empresariado para o apoio financeiro nas campanhas;
  • Instalação de agências de receptividade preparadas para receber turistas de várias localidades e auxiliá-los a conhecer Teófilo Otoni;
  • Destinação de uma verba mais significativa para essa área para que possa atender e realizar todas as diretrizes do projeto de reestrutura do turismo;

 

 

 

 

Portanto, é dever do município de Teófilo Otoni incentivar o turismo em seu território visto que conta com localidades de forte tendência turística e paisagística, porém, de divulgação precária. Toda cidade visa com o turismo expor os atrativos do local e mostrar, através deles, sua herança econômica, social e cultural e de forma semelhante deve ser o processo em Teófilo Otoni.