Educação em Teófilo Otoni
Teófilo Otoni apresenta – se no cenário da educação mineira como sendo uma referência para variados municípios e cidades ao longo da região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha no que diz respeito à educação. Existem em seu município diversas escolas municipais, estaduais e da rede privada além de contar com instituições de ensino superior como a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e outras da rede particular levando muitas vezes o nome de cidade universitária.
A educação no nosso município tem início em 1857, quando Teophilo Benedicto Ottoni cria uma escola gratuita para os filhos dos colonos. A partir daí, foram criadas escolas particulares financiadas pelos pais dos alunos.
Por volta de 1900, operou-se uma completa reforma na estrutura e nos processos de ensino, criação de grupos escolares e jardins de infância, sistematização do programa a ser ministrado nas escolas com especificação em cada disciplina, cuidados relativos à fiscalização das escolas, índice de frequência e outros. Após a reforma, outras escolas, na maioria estaduais começam a ser fundadas e começam a surgir novas escolas em Teófilo Otoni após a reestruturação do ensino: a escola estadual Dr. Lourenço Porto e a Escola Estadual Tristão da Cunha.
Atualmente, a superintendência de Teófilo Otoni é composta por 31 municípios, que somam 646 escolas, sendo 172 estaduais e 475 municipais. Uma das maiores superintendências do estado.
Dentre as escolas que a cidade possui, vale ressaltar as de grande capacidade como a Escola Municipal Irmã Maria Amália localizada no Centro (Rua Marcelo Guedes), antigo Colégio São José, atende, atualmente, cerca de 2500 alunos do 1° ao 9° ano, e possui cerca de 40 turmas, e dentre outras como: Escola Municipal São Cristóvão - Localizada no Bairro São Cristóvão, foi municipalizada em 1998. Atende cerca de 687 alunos, sendo 12 turmas no matutino, 12 no vespertino e 3 no noturno.
Escola Municipal Teodolino Pereira - Localizada na Vila São João, atende cerca de 490 alunos na primeira etapa do ensino fundamental.
Escola Municipal Doralice Arruda - Localizada no Bairro Ipiranga, recebia o nome de Pré-Escolar Municipal Vovó Carlotinha. No CAIC. O pré escolar foi extinto e recebeu o nome de Doralice Arruda, por Decreto Municipal. Atende cerca de 512 alunos nos turnos matutino e vespertino.
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida - Localizada no bairro Taquara, atende cerca de 625 alunos da 1ª a 8ª série (1° ao 9° ano) do ensino fundamental.
Escola Municipal Sidônio Otoni - Localizada também no bairro São Cristóvão, atende cerca de 1152 alunos do 6° ao 9° ano e do EJA e é uma das escolas municipais mais antigas da cidade.
No cenário rural, as principais escolas municipais e suas zonas respectivamente são:
A alimentação objetiva atender às necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência na escola, contribuindo para a aprendizagem e rendimento escolar. Os cardápios dos alunos são elaborados por nutricionistas mas o Programa de Alimentação Escolar de Teófilo Otoni só fornecia alimentos para os alunos do ensino fundamental sendo a partir do ano de 2012 as escolas passaram a receber alimentos para todas as turmas e turnos que atendem.
Para a fiscalização e acompanhamento escolar, existem órgãos como o Conselho Municipal de Controle Social e Acompanhamento do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação),o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar.
Plano de Melhorias
Ao analisar minuciosamente a educação no município de Teófilo Otoni, percebe-se que em determinados pontos do trabalho executado, é possível medidas e alterações que possam potencializar o sistema de ensino no que diz respeito a qualidade.
O plano de melhorias constitui-se em uma série de metas, investimentos e implementações com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino no município de Teófilo Otoni. O plano consiste nos seguintes pontos:
Portanto, realizando melhorias em determinados pontos estratégicos no ensino e de forma gradual, é possível realizar uma reforma na educação em Teófilo Otoni de forma com que se possam extinguir as falhas e destacar ainda mais os pontos benéficos do município. O principal objetivo é a formação profissional, ampliação e aumento da capacidade dos discentes os deixando aptos para concorrerem em vestibulares, concursos e assegurando vagas no mercado de trabalho atualmente.